terça-feira, 12 de abril de 2011

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO


           Chamam-se  TICS(Tecnologias de Informação e Comunicação) as tecnologias e métodos para a comunicação e se caracterizam por agilizar o conteúdo da comunicação,por meio da digitalização e da comunicação em redes,pela transmissão e distribuição de informações.
Considera-se que o advento destas novas tecnologias possibilitou o surgimento da "sociedade da informação". Alguns estudiosos já falam de sociedade do conhecimento para destacar o valor do capital humano na sociedade estruturada em redes telemáticas.
             Com a  chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola nos traz desafios e problemas. As soluções vão depender do contexto de cada escola, do trabalho pedagógico que nela se realiza, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa, dos propósitos educacionais e das estratégias que propiciam aprendizagem.
          
As TICS fazem parte do nosso dia-a-dia ,modificam nossos hábitos e nosso trabalho.
Com as tecnologias de informações e comunicação devemos considerar que o mais importante é conhecer e compreender toda essa inclusão digital para poder organizar-se e atuar com coerência, liberdade e criatividade na prática pedagógica e na vida privada e em sociedade.
Podemos afirmar ainda que com essas tecnologias a escola encontrará em um espaço privilegiado na promoção da inclusão digital, criando um processo educativo de oportunidades a todos e a implantação de novos cenários pedagógicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário